top of page

Parashat Yitrô

Parashá Yitrô Ex 18.1 - 20-26

Esta parashat relata sobre a vinda de Yitrô, sogro de Moshê, e seu conselho de eleger chefes que ajudassem a julgar as causas do povo, para que Moshê não ficasse sobrecarregado. Então o Eterno manda o povo se preparar pois Ele vai falar, o Har Sinai é o local escolhido para HaShem falar as Dez Palavras de forma maravilhosa. Por fim, Moshê recebe instruções que deve passar ao povo.

O Eterno controla todos os eventos, de modo a coordená-los para que cumpram o Seu bendito propósito. O povo estava acampado perto do Sinai, e em breve um acontecimento único iria se passar ali. A família de Moshê deveria estar presente neste episódio, e sem saber do grande evento que se avizinha, Yitrô, sogro de Moshê, traz a esposa e os filhos dele. A família é uma dimensão toda especial do Eterno, já no Gan Éden o Eterno constituiu a primeira família. A esposa é bênção do Senhor, como diz em Mishlei 18.22: “Aquele que encontra uma esposa, acha o bem, e alcança a benevolência do Eterno”. E os filhos são herança de Adonai, como lemos em Tehilim 127.3: “Os filhos são herança de Adonai, e o fruto do ventre, o seu galardão”. E como é importante a família estar unida diante do Eterno. Desse evento único na História a família de Moshê não poderia ficar de fora. As vivências espirituais da família diante do Eterno são marcos que sustentam a estrutura familiar. O tempo dedicado a HaShem em família é algo que tem valor eterno. Aliás, a Torá nos ensina a vivenciar todo o cotidiano imerso na Presença do Eterno. O nosso dia a dia é diante do Eterno, como declaramos no Shemá (Ouve… Dt 6.4-9), de ensinar nossos filhos o tempo todo, do levantar ao deitar. Isso me faz lembrar de uma experiência muito preciosa que tive com meu filho quando era pequeno: eu contava histórias da Bíblia e comentava sobre a parashat da semana durante o trajeto até a escola - o Shemá me levou a isso.

Outro fato importante desta parashat é o líder não ficar sobrecarregado. Precisou alguém de fora para perceber que Moshê desfaleceria, pois era pesado demais ele atender às milhares de demandas do povo. O conselho foi aceito, e só as causas mais difíceis viriam para Moshê, as mais simples os chefes escolhidos julgariam. Importante identificar quais as características que deveriam ter esses líderes, conforme lemos no capítulo 18.21: “...homens capazes, tementes a D-us, homens de verdade, que aborreçam a avareza…” Quatro aspectos a se levar em conta na liderança:

1 - Homens capazes, competentes, que estejam preparados para exercer liderança. Não imaturos ou que buscam sua própria glória.

2 - Tementes a D-us, que tenham um coração submisso ao Eterno, que tenham intimidade com o Eterno e experiências com Ele.

3- Homens de verdade, homens de confiança, honestos. Que têm uma só palavra, independente de com quem estejam falando.

4 - Que aborreçam a avareza, que odeiam tirar lucro, incorruptíveis. Não é necessário nem comentar.

Rav Shaul também fala desse assunto em sua carta a Timóteo 3.2: “É fundamental, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma só esposa, equilibrado, tenha domínio próprio, seja respeitável, hospitaleiro, capacitado para ensinar”. Como é importante levarmos em conta estes aspectos nas lideranças das comunidades, pois pouparemos muitos inconvenientes. Sobre os líderes, o mesmo Ruach que está no líder estará agindo, como foi no caso de Moshê.

Então vêm o episódio maravilhoso do Eterno falando com Seu povo. Povo que foi constituído no deserto, e agora está recebendo sua constituição. Nossos pais viram as Dez Palavras, isso mesmo, viram! Foi algo totalmente fora de qualquer padrão humano. Nossos sábios dizem que a cada enunciado do Eterno, a alma de todos saía do corpo para se juntar ao Eterno, isso explica porque eles pedem para Moshê que o Eterno fale somente com ele. O texto fala em vozes, de onde nossos sábios depreendem que a voz do Sinai se dividiu em setenta idiomas, representando toda a humanidade. No final da parashat o Eterno reitera para não ter outros deuses. Foi um evento de elevação espiritual muito grande, contudo nós não podemos achar que quando há uma elevação espiritual estamos imunes ao pecado. Os fatos que se seguem mostrarão bem sobre isso. “Quem está em pé, cuide que não caia”. I Coríntios 10.12

Achsa bat Sarah


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page