top of page

Parashat Shemini






Parashat Shemini

Lv 9.1- 11.47

Esta parashat fala dos sacrifícios que Aharon e seus filhos deveriam fazer, oito dias após a sua consagração, por eles e pelo povo. E depois dos sacrifícios, e da benção sobre o povo, dita por Moshê e Aharon, a glória do Eterno se manifestou e veio fogo que consumiu o holocausto. O povo jubilou e prostrou-se. Após esse evento, Nabav e Aviuh trouxeram fogo estranho diante de HaShem e foram consumidos. Aharon e seus filhos foram proibidos de sair da congregação, apenas o povo lamentou o incêndio. O Eterno orientou Aharon para não beber bebida forte ao oficiar no Mishkan. Na sequência, o Eterno passa uma lista de animais puros e impuros.

O Eterno dá orientações que devem ser seguidas à risca. Moshê passa as orientações para Aharon e seus filhos, que são os cohanim (sacerdotes). Há todo um ritual a ser seguido nos sacrifícios, e Moshê diz: “Esta coisa que Adonai ordenou, fareis; e a glória de Adonai vos aparecerá.” (Lv 9.6) Algo grandioso, a glória de Adonai viria após a obediência às Suas instruções. E foi o que aconteceu. Depois dos sacrifícios feitos, o sangue aspergido, a bênção foi proferida por Aharon. Então Moshê e Aharon entram no Mishkan (tabernáculo) e ao saírem e abençoarem o povo: a glória de Adonai apareceu a todo o povo. Um evento glorioso, saiu fogo de diante de HaShem que consumiu o holocausto no altar. O povo viu, jubilou e se prostrou sobre o rosto. Quando a glória do Eterno vem, é tempo de júbilo e de adoração.

É necessária a preparação do ambiente para que a glória de HaShem venha. A obediência é pré-requisito fundamental. Necessária também se faz a confissão de pecados, pois Aharon fez oferta pelo seus pecados e pelos pecados do povo, o sangue foi derramado. Então foi o momento das ofertas pacíficas. Tempo de dedicação a HaShem. Para atrairmos a Presença de HaShem, estes são os passos. Eles não mudaram. Precisamos obedecê-Lo, confessar nossos pecados que precisam ser lavados pelo sangue do Mashiach, então oferecer-Lhe ofertas de louvor e adoração.

Depois dessa experiência maravilhosa, todos jubilavam. Mas então ocorreu um episódio amargo.

Ao terem o privilégio de serem sacerdotes, Aharon e seus filhos também foram imbuídos de responsabilidades maiores que a maioria do povo. Eles teriam acesso ao lugar Kodesh (santo), estariam no Mishkan, Aharon como cohen gadol(sumo sacerdote), inclusive entraria no Kodesh HaKodeshim (Santo dos santos) na data certa. Mas como Yeshua HaMashiach falou: “àquele a quem muito foi dado, muito lhe será exigido; e àquele a quem muito se confia, muito mais lhe pedirão”. (Lc 12.48b) No episódio em questão, Nadav e Aviuh não tiveram a devida responsabilidade diante de suas obrigações para com HaShem. Após beberem, como fica subentendido na sequência, eles entraram com incensários com fogo estranho diante do Eterno. Então o fogo do Eterno os consumiu. A Shechiná do Eterno é Santa, não se pode fazer as coisas de qualquer jeito. Podemos lembrar de quando Uzah tocou na Arca da Aliança para tentar segurá-la e morreu imediatamente.(II Sm 6.7) Era também um momento de júbilo, mas as coisas não foram feitas do modo certo. Davi haMelech então parou tudo e outro dia fez novamente, com muito temor e respeito, de acordo com o que a Torah orienta no conduzir da Arca Sagrada.

O Eterno não aceita fogo estranho, mesmo que com boas intenções. Como diz em Hebreus 12.29: Nosso D-us é fogo consumidor. Ele não divide Sua glória e precisamos atentar para ver se de fato estamos na Sua vontade e não na nossa. Outra questão é sobre a bebida forte, os cohanim foram proibidos de beber antes de entrar no Mishkan. Como servos de HaShem, devemos estar sempre prontos para realizar Sua vontade, assim sendo, não cabe ao servo de HaShem “ser dado ao vinho” (I Tm 3.3) Não é uma proibição, até porque em outra referência rav Shaul fala para Timóteo beber um pouco de vinho (I Tm 5.23). A questão é não “perder a cabeça”.

Tudo isso nos traz um alerta e também uma direção. A Palavra do Eterno é santa e está aí para ser cumprida por nós. Quando nos dispomos a obedecer, veremos Sua glória. Que assim seja!


Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page