top of page

Parashat Vayishlach




Esta parashat inicia com o envio de mensageiros a Esav, e então Yacov fica sabendo que seu irmão vem ao seu encontro com quatrocentos homens. Yacov ora a D-us, e envia presentes para seu irmão. Durante a noite toda luta com um homem, e é abençoado por ele. Encontra-se com Esav de forma amistosa. Segue para Siquém e adora ao Eterno. Diná é violada por um príncipe da terra, que quer se casar com ela. Os irmãos de Diná propõem que os homens de Siquém se circuncidem para que o jovem se case com sua irmã, e depois vão lá e matam todos os homens. HaShem diz a Yacov para ir a Betel, ele manda todos se prepararem e vai, lá D-us reitera as promessas a ele e sua descendência. Nasce Benyiamim e Rachel morre. Depois seguem as gerações de Yacov e de Esav.


Yacov está voltando para a terra prometida, de acordo com a direção do Eterno. Mas isso não significa que é fácil a jornada, afinal, ele precisa encontrar Esav, o que lhe causa temor. Ao enviar mensageiros à sua frente, Yacov fica sabendo que Esav está vindo em sua direção e com quatrocentos homens. Isso de fato é atemorizante, e agora não é só ele, teme também por toda a sua família. Em meio às novas informações preocupantes, Yacov ora ao Eterno, e essa tefilah é muito significativa. Ele começa: D-us de meu pai Avrahan e D-us de meu pai Itzak... (Gn 32.9) Ele se dirige ao D-us de seus pais, ao D-us que chamou esta família para dela fazer um povo Seu. Então relembra ao Eterno que foi Ele que disse para ele voltar, aí humilha-se, reconhecendo sua indignidade diante da fidelidade do Eterno. Relembra que foi apenas com seu cajado e agora é dois bandos. Aí então pede para HaShem livrá-lo das mãos de Esav, a quem teme, para que não o mate e aos seus. Termina relembrando a promessa de ser sua descendência como a areia do mar. E sabemos que o Eterno atendeu à sua tefilah, a outra noite ele vai passar em luta com alguém que o abençoa e muda seu nome para Israel. E ao encontrar-se com Esav, este lhe é favorável. Esav corre ao seu encontro, o abraça, arroja-se ao seu pescoço e o beija, então ambos choram. (Gn 33.4). Quem poderia imaginar esse desfecho? Só HaShem para transformar tão grandemente uma situação. Ele de fato é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo que pedimos ou pensamos, conforme Seu poder, que em nós opera. (Ef 3.20)


Alguns aspectos importantes da tefilah de Yacov:


1 - Ele sabe quem é o seu D-us, é o mesmo D-us de seus pais, que já fez maravilhas em sua família.

2 - Ele conhece a voz do Senhor em sua vida, que lhe disse para voltar, conhece a vontade de HaShem e está cumprindo-a.

3 - Humilha-se diante do Todo Poderoso, diante de Sua grandeza - Humilhai-vos sob a poderosa mão de D-us...(I Pe 5.6)

4 - Relembra o que Ele já fez em sua história - Bendize ó minha alma ao Senhor, e não te esqueças de nenhum só de Seus benefícios. (Sl 103.2) Um coração humilde e grato.

5 - Somente então ele pede. Não saiu apressado pedindo já no início da tefilah. Agora sim, ele pede para o Eterno livrá-lo do que o atemoriza.

6 - Ao final da tefilah, ele cita uma promessa de HaShem.

De fato, com o passar dos anos Yacov aprendeu a se relacionar com o Eterno, agora conhece sua voz e desenvolveu intimidade com Ele. As experiências da vida fizeram com que ele tivesse uma comunhão mais próxima com HaShem.


Após os acontecimentos difíceis de Siquém, o Eterno chama Yacov para Betel de novo, ali onde tudo começou. E agora Yacov pede que todos se preparem, ídolos são lançados fora, purificam-se e trocam as vestes para subir a Betel. Ali é a porta dos céus, onde o Eterno lhe falara no início de sua trajetória. E ali novamente o Eterno lhe fala, repete que seu nome será Israel, e repete as promessas da descendência numerosa. Novamente Yacov é fortalecido pela comunhão com HaShem, e pelo propósito que o Eterno tem para com ele. Assim pode prosseguir, mesmo quando as circunstâncias são desfavoráveis. O segredo está na confiança de que o Eterno está fazendo com que tudo concorra para o bem daqueles que O amam, daqueles que são chamados segundo o Seu propósito, como escreveu rav Shaul em Romanos 8.28.


Letícia Bencke Junge


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page