top of page

פסח

B”H

 

Pequeno Resumo de Chag Pessach

A Festa de Pessach celebra a liberdade do nosso povo e a consolidação da nação de Israel, os descendentes de nossos patriarcas Avraham, Itchac e Yaacov. O Eterno nosso D’us escolheu nosso pequeno povo dentre as nações para ser Sacerdócio Real, Povo escolhido para receber a revelação Divina, lançar luz sobre todo o mundo e preparar nesta esfera terrena lugar para a presença Divina e a volta de Mashiach.


A instituição do Pessach tem como objetivo a recordação do evento da redenção  do Egito e a celebração da liberdade de sermos servos do Eterno. O Pessach é a primeira festa estabelecida pelo Eterno e nos remete à nossa história e identidade possibilitando a transmissão dos valores da Torah para a nossa e futuras gerações. Desta forma a celebração do Pessach implica  na importante mitsva para o povo de Israel pois além de ser uma das três festas de peregrinação no tempo do Beit HaMikdash ela anualmente vai conectar mesmo aqueles filhos mais distantes de nossa fé a esta oportunidade de sentar na mesa do Seder em família ou na sinagoga e escutar o relato dos grandes feitos do Eterno naquele tempo como está escrito: 


Quando teu filho te perguntar no futuro, dizendo: Que significam os testemunhos, e estatutos e juízos que o Senhor nosso Deus vos ordenou? Então dirás a teu filho: Éramos servos de Faraó no Egito; porém o Senhor, com mão forte, nos tirou do Egito; E o Senhor, aos nossos olhos, fez sinais e maravilhas, grandes e terríveis, contra o Egito, contra Faraó e toda sua casa; E dali nos tirou, para nos levar, e nos dar a terra que jurara a nossos pais. E o Senhor nos ordenou que cumpríssemos todos estes estatutos, que temêssemos ao Senhor nosso Deus, para o nosso perpétuo bem, para nos guardar em vida, como no dia de hoje. E será para nós justiça, quando tivermos cuidado de cumprir todos estes mandamentos perante o Senhor nosso D’us, como nos tem ordenado. (Devarim 6:20-25).


Portanto devemos antes de tudo preparar nosso ser, nossa casa e nossa família para esta celebração. Os estudos desta festa são enriquecedores e essenciais para maior absorção dos conceitos e valores que a Torah disponibiliza onde o tema central é a redenção através do chessed, a graça pela providencia Divina que aponta para a Obra de Mashiach. Portanto preparamos nossa alma revendo as leis e significados desta redenção que ocorreu há milênios mas que se conecta e sua realidade espiritual é aplicada em nossa vida como também será de forma semelhante na futura redenção no retorno de Yeshua, o Mashiach ben David.

 

Yeshua está presente nesta festa sendo cordeiro de Pessach que foi sacrificado e ressurreto e portanto aceito pelo Eterno que nos livrou do juízo pelo sangue nas portas de nosso coração atuando como Mashiach ben Yossef, o Tsadik, justo que expia a iniquidade do Povo (cf. Ishaiahu 53). Assim preparamos nossa casa para o Seder de Pessach como também a semana que abrange esta importante e primeira do ciclo de festas do ano. Enfim preparamos nossa família a estar conectada nesta luz da redenção na expectativa da festa com estudos sobre o tema, a participação na limpeza e adequação da casa bem como com a aquisição de alimentos kasher lepessach, aptos a serem ingeridos durante os dias estabelecidos na Torah.

 

Contudo nosso ser, nossa casa e nosso lar durante os dias que antecedem o Pessach devem ser preparados e dado muito zelo e atenção especial para o evento. Muitas pessoas costumam intensificar as tefilot, orações e estudos da Torah, a prática de tsedaká, a caridade, reconciliação e perdão como outras diversas ações espirituais que devemos observar todo o ano. Outro costume consiste na semana anterior mergulhar em um mikve como ato de purificação e preparo para uma nova etapa na vida a partir da festa. Em casa é importante também separar os utensílios reservados para Pessach como talheres e louça em geral bem como reservar para a semana alimentos como matsot, o pão sem fermento, fécula de batata, verduras e carnes dentre outros. Na preparação do lar devemos fazer a remoção do chamets, que é o alimento que no contato com humildade pode ou já entrou em processo de fermentação. Esta é uma lei fundamental da Torah como está escrito: 


Sete dias comerás pães ázimos, e ao sétimo dia haverá festa ao Senhor. Sete dias se comerá pães ázimos, e o levedado não se verá contigo, nem ainda fermento será visto em todos os teus termos. E naquele mesmo dia farás saber a teu filho, dizendo: Isto é pelo que o Senhor me tem feito, quando eu saí do Egito. (Shemot 13:6-8).


Portanto devemos retirar de nossas casas durante os sete dias Chag Matsvot segundo a halacha: o trigo, cevada, aveia, centeio e espeta e seus derivados bem como os fermentos e tudo que se relaciona a isso. É importante uma limpeza minuciosa da casa, carro e local de trabalho retirando todo chamets e resquício nas prateleiras e em toda a casa. Caso haja uma quantidade significativa destes alimentos a doação ou a transferência de posse destes são permitidos para pessoas não judias que não observam estas mitsvot de Pessach. O comparecimento do Seder no primeiro e último dia de Pessach na sinagoga ou em casa representa uma importante mitsva a ser cumprida e deve ser observada com reverência e zelo, com alegria e humildade celebrando nossa libertação e redenção do Egito que representa o ambiente de opressão e idolatria que o Eterno nos resgatou nos direcionando para a Torah e através da redenção de Mashiach nos leva para Erets Israel, o Seu Reino Bendito. 

 

 


Chag Pessach Sameach!!!!

 

Rosh Yossef Chaim (Maurício) – B'rit Olam.

PESSACH

bottom of page