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ט"ו בשבט

B”H

Shalom, Chag Tu Bishvat Sameach!

Tu Bishvat é o Ano Novo das Árvores, um entre os quatro que temos em nossa Tradição Judaica. O nome é dado de acordo com o dia correspondente do calendário judaico, ou seja, Tu Beshevat é o 15° dia do mês judaico de Shevat.

 

Segundo nossa tradição Tu Bishvat representa o dia em que era recolhido as primícias dos frutos das árvores do quarto ano para o Beit HaMikdash (o Templo) administrar os dízimos conforme está escrito:

"E, quando tiverdes entrado na terra, e plantardes toda a árvore de comer, ser-vos-á incircunciso o seu fruto; três anos vos será incircunciso; dele não se comerá. Porém, no quarto ano todo o seu fruto será santo para dar louvores ao Eterno. E no quinto ano comereis o seu fruto, para que vos faça aumentar a sua produção. Eu sou o Eterno vosso D’us." (Vaycra/levíticos 19:23-25).

Este evento relaciona-se, além dos dízimos que eram ofertados no Templo Sagrado, com os cuidados que o homem deve ter com o seu meio ambiente e com toda a criação. Uma vez que o homem foi colocado no Jardim, uma das primeiras mitsvot (mandamentos) dada a Adam Harishon no Gan Eden (Jardim do Eden) foi de cuidar e dominar a criação zelando para o bem da humanidade." E o Eterno os abençoou, e D’us lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra." (Bereshit/Gênesis 1:28).

Tu Bishvat tendo conexão com a natureza, produz frutos para o sustento da criação e alude também a revelação do poder e da existência do próprio Eterno, Criador e Soberano do universo como diz Rav Shau: "Porquanto o que do Eterno se pode conhecer neles se manifesta, porque D’us lho manifestou. Porque as Suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o Seu eterno poder, como a Sua Divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis;" (Romanos 1:19,20).

Assim, o ser humano pode contemplar a grandiosidade do Eterno e Seu infinito amor, através da revelação das Obras da Criação e o cuidado com as criaturas, pois Ele  expressa Suas constantes misericórdia ao abrir a Mão para sustentar toda criatura. Deste modo, criou-se uma tradição na Idade Média, em Erets (território) Israel nas proximidades de Tzefat, na qual o povo celebrava com a leitura de um tipo de Hagadah, ou seja leituras de partes do Tanach e de comentários rabínicos.

 

Nesta ocasião, comiam nozes e frutas colhidas da época e a tradicional bokser, um tipo de alfarroba que se conservava em jornada de viajem de muitos dias. As amêndoas ficaram também ligadas a este evento, pois era a primeira árvore frutífera a florescer em Israel. Este ritual litúrgico iniciados pelos mestres kabalistas do período, transformou-se em um tipo de Seder Tu Bishvat, a partir do século XVII. Da mesma maneira como em Pessach, a leitura do Seder acrescentou-se ao rito quatro cálices de vinho com características diferentes:  o branco, o rosé,o rosé mas escuro e o tinto. Cada um representando as estações do ano.

O Seder Tu Bishvat é celebrado, nos dias de hoje, como evento congregacional em Israel e algumas comunidades da Galut (Exílio). Esta celebração conecta Am (povo) Israel com sua herança ancestral, Erets Israel, tanto os que estão na terra, valorizando a dádiva Divina e o cuidado com seu meio ambiente, aos que estão longe. Também implica em um evento significativo, pois trás a lembrança das promessas do Eterno para as novas gerações, de uma dispersão do povo para uma união física e espiritual, de modo a atrair a redenção final com a presença de Mashiach(Messia) Yeshua , que venha em nossos dias!!!

 

Assim, muitos yehudim (judeus) de Israel e da galut, além de se reunirem para celebrar o Ano Novo das árvores, contribuem com recursos financeiros para arborização de Erets Israel. É uma prática realizada desde o início do período sionista, cujo principal é o JNF (Jewish National Found), Fundo Internacional organizado para o reflorestamento de Israel. Enfim, Tu Bishvat é uma grande oportunidade para a união de Am Israel em todo o mundo contribuindo, todos juntos, no plantio de novas árvores e contemplando a realização das promessas messiânicas das Escrituras Sagradas, ligadas ao florescimento e arborização de Israel e sua terra na geuláh (redenção) como está escrito: "Porque o Eterno consolará a Tsion; consolará a todos os seus lugares assolados, e fará o seu deserto como o Gan Eden, e a sua solidão como o jardim do Eterno; gozo e alegria se achará nela, ação de graças, e voz de melodia. Atendei-me, povo Meu, e nação Minha, inclinai os ouvidos para Mim; porque de Mim sairá a Lei, e o Meu juízo farei repousar para a luz dos povos. Perto está a Minha justiça, vem saindo a Minha salvação, e os Meus braços julgarão os povos; as ilhas Me aguardarão, e no Meu braço esperarão." (Yesha'yahu/Isaías 51:3-5).

Chag Tu Bishvat Sameach

Rosh Yossef Chaim (Maurício) – B'rit Olam.

TU BISHVAT

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