top of page

Parashat Vayiagásh




Parashat Vayiagásh - e aproximou-se. Bereshit 44.18-47.27

Esta parashat inicia com Yudá tentando se colocar no lugar de Benyamim para ser preso, pois temia o que aconteceria com seu pai se voltassem sem Benyamim. Então Yossef se revela a seus irmãos, e diz para virem morar no Egito. O faraó envia carros para eles virem. HaShem confirma a Yacov que deve ir para o Egito, e toda a família com seus bens se muda para lá. Ocorre o encontro emocionante entre Yossef e Yacov, Yacov abençoa o faraó. E passam a residir em Góshem, no Egito. Yossef compra todas as terras do Egito para faraó em troca de alimento para a população.

Yossef comprovou a mudança em seus irmãos, que agora defendem Benyamim. E então ocorre o momento em que se revela a eles: "Eu sou Yossef." Sem intérpretes, falando em sua língua, Yossef deixa seus irmãos atônitos diante dele. Mas ele demonstra muito amor e compreensão, abraçando-os e chorando, e dizendo por duas vezes que D-us o enviou adiante de deles, para conservação da vida. Gn 45.5 e 7. Yossef consegue compreender os fatos acima das circunstâncias más que lhe ocorreram. Não se vê em nenhum momento algum traço de ira ou animosidade da parte de Yossef. Pelo contrário, ele até pede que não se entristeçam. Ele percebe que os caminhos de D-us são mais altos que os nossos, e que ele foi enviado pelo próprio Eterno para o Egito. E ainda se preocupa com o bem estar de todos, chamando-os para serem alimentados no Egito, o que de fato acontece. Quando finalmente o sonho se cumpriu, Yossef estava preparado. Um homem lapidado e polido na escola da vida, que aprendeu que tudo vem de HaShem para o bem dos que o servem. Assim não sobra espaço para orgulho ou vanglória, afinal, cada um é um pequeno detalhe na grande trama que o Eterno faz para que seu propósito se cumpra.

Essa revelação de Yossef é profética também, pois aponta para Yeshua, que não tem sido reconhecido por seus irmãos por muitos séculos, pois está com vestes romanas. Mas tem chegado o tempo em que Yeshua está se revelando aos seus irmãos judeus, falando em sua língua, e estes estão vendo que seu Mashiach é Yeshua.

Outro aspecto a se considerar é que Yacov foi primeiro a Bersheba e ofereceu sacrifícios ao Eterno. Uma mudança assim não poderia acontecer sem uma direção clara de HaShem. Muito embora Yacov devesse estar ansioso em ver Yossef, primeiramente precisava ouvir o Eterno. E de fato ouviu. HaShem o chama por seu nome duas vezes e diz que não tema ir ao Egito, porque lá ele seria feito grande nação. E a mais maravilhosa declaração, a mesma de quando fugia de Esav (Gn 28.15) e de quando saiu da casa de Lavan ((Gn 31.5), agora ouve novamente. Eu estou contigo. Nesse caso: Eu descerei contigo ao Egito. (Gn 46.4). Agora sim, Yacov estava pronto para a jornada ao encontro de Yossef. O Eterno lhe assegurou que estaria com ele, e que lá faria dele a grande nação prometida, e que voltariam mais tarde a Canaã.

O Eterno tem seus próprios caminhos de fazer as coisas acontecerem. E podemos ter certeza que não será do nosso jeito, não será como imaginamos. Ele faz tudo como lhe apraz, e nos ensina muito pelo caminho. Suas promessas são fiéis e verdadeiras, sim, mas o processo de nos tornar aptos ao propósito não é fácil. Mas Baruch HaShem, quando sabemos que Ele está conosco podemos prosseguir, muito embora não entendamos nada em muitos momentos, mas o que fez a promessa é fiel.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page