top of page

Parashat Vaietsê


Parashat Vaietsê - Bereshit 28.10 - 32.2

Vaietsê - E partiu. Esta parashat inicia com a partida de Yacov para Harã, ele dormiu sobre uma pedra e sonhou com uma escada que atingia os céus, com anjos. O Eterno fala com ele, dando-lhe a promessa da terra e da descendência como o pó da terra. Ele faz uma coluna ali e faz votos a HaShem. En Harã encontra Rachel junto ao poço e vai para a casa de Lavan. Depois de uma mês Lavan quer pagá-lo e ele diz que trabalhará sete anos para casar-se com Rachel. Lavan o engana no casamento, dando-lhe Lia por esposa. Então recebe também Rachel, mas trabalha mais sete anos por ela. Então vêm os filhos de Lia, da serva de Rachel, da serva de Lia e finalmente de Rachel. nasce Yossef. Yacov decide voltar para a terra de seu pai, mas acaba fazendo um acordo com Lavan de trabalhar pelas cabras salpicadas e malhadas e ovelhas negras. Yacov enriquece e percebe Lavan não mais favorável a ele. O Eterno fala a Yacov que retorne à Eretz. E ele vai em segredo. Lavan o persegue, mas HaShem lhe adverte em sonho para não falar bem nem mal a Yacov. Fazem um pacto e Lavan volta para sua casa. Anjos vêm encontrar com Yacov.

Esta parashat conta os vinte anos de Yacov fora de Eretz. Sua saída de casa foi por causa de um assunto delicado, que o colocou em risco, pois seu irmão Esav queria vingança ao ter perdido a bênção do primogênito. O relato inicia: e partiu. Às vezes, alguns eventos em nossas vidas parecem não estar cumprindo os propósitos do Eterno, podemos ter partido de onde achamos que deveríamos estar. Yacov saiu de Eretz, a terra prometida, sem saber quando iria voltar. Sua saída parecia algo fora dos planos de HaShem, e ele deve ter saído com algumas dúvidas em sua mente. Tudo mudou ao dormir sobre aquela pedra, pois ali o Eterno veio falar com ele, trazer luz para seu caminho. Um portal se abre, uma escada com anjos, e perto dele chegou o Senhor, que reafirmou as mesmas promessas feitas a seu avô Avraham: sua descendência será como o pó da terra, todas as famílias da terra serão abençoadas nele e na sua descendência. "Eis que eu estou contigo, e te guardarei por onde quer que fores, e te farei voltar a esta terra, porque te não desampararei, até cumprir eu aquilo que te hei referido." Gn 28.15. Que promessa, que alento, perspectiva, esperança, consolo, renovo. Como um encontro com o Senhor pode mudar qualquer circunstância! Agora Yacov sabia quem estava com ele, o soberano dos mundos, que tem o controle de todas as coisas. Após esse encontro maravilhoso, Yacov faz da pedra uma coluna, derrama azeite e faz um voto ao Eterno. E de forma profética já anuncia que ali será Casa de D-us. Muitas vezes nossas vidas dão reviravoltas, acontecem fatos fora do nosso controle, ou acontecem consequências de nossos erros, e parece que tudo acabou, ficamos sem rumo. Mas o Eterno está acima de nossas mazelas, Ele não muda, pois permanece o mesmo sempre. Precisamos de nosso Beit-El, precisamos desse encontro após o pôr do sol, na noite mais escura, cansados, pode ser este o momento propício para o Eterno falar ao nosso coração. Mesmo quando estragamos tudo, Ele pode consertar e fazer as coisas se encaixarem para Seu propósito ser cumprido.

A trajetória diante de Yacov não seria fácil, mas ele tinha a segurança da Presença de HaShem com ele, e por isso podia prosseguir. Tinha promessas que se cumpririam. Ao habitar em Harã, Yacov foi enganado por Lavan, sentiu na pele como isso é terrível. O Eterno nos perdoa, mas permite que as consequências de nossos atos nos atinjam, é a lei da semeadura e colheita. Mas o Eterno não abandonou Yacov, pelo contrário, esteve com ele e o abençoou. Yacov retorna à Eretz um homem maduro, com uma família formada, e com muitas riquezas.


Letícia Bencke Junge

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page