top of page

Parashat Vaiêshev




Parashat Vaiêshev - Bereshit 37.1 - 40.23

Vaiêshev - E habitou. Esta parashat relata sobre Yossef: os seus sonhos, depois quando foi vendido pelos irmãos e levado como escravo para o Egito.Relata o afastamento de Yudah de seus irmãos, e a situação com sua nora. Volta ao relato sobre Yossef, então mordomo na casa de Potifar, e depois condenado à prisão injustamente por calúnia da esposa de Potifar. Seu trabalho na prisão e a interpretação dos sonhos do copeiro e do padeiro de faraó, que haviam sido presos. O copeiro reabilitado ao seu posto esqueceu-se de Yossef.

Esta parashat é muito significativa. Mostra o desenrolar dos acontecimentos na vida de Yossef, que recebera dois sonhos da parte de HaShem. Seus sonhos - dos feixes dos irmãos que se dobraram diante de seu feixe, e das onze estrelas, o sol e a lua se dobrando perante ele - eram sonhos proféticos. Algo que iria se cumprir. Mas como toda profecia, no tempo de HaShem. Antes do cumprimento desses sonhos, Yossef passaria por uma grande escola de humildade e dependência do Eterno.


Seus irmãos se indignaram grandemente com ele, após saberem dos sonhos, a ponto de querer matá-lo, o que intentaram fazer, mas Reuven sugeriu colocá-lo na cisterna. Depois o venderam aos ismaelitas que passavam. E tudo pareceu chegar ao fim, no que dariam seus sonhos agora?


O irmãos queriam livrar-se de Yossef e de seus sonhos, mas não podiam imaginar que estavam enviando Yossef justamente para onde os sonhos se realizariam. Gam zu le tová. Tudo coopera para o bem. O Eterno trabalha de um modo assombroso, e muito diferente das nossas perspectivas e do que podemos imaginar. Até nossos inimigos estão contribuindo para que as promessas do Eterno se cumpram em nós. Contudo, não foi uma caminhada fácil para Yossef. Vendido como escravo, começou a trabalhar nessa posição para Potifar, e foi abençoado nessa posição de escravo. Aí foi promovido a mordomo, e parecia que tudo ia melhorar para Yossef, estava num bom emprego, tinha a confiança do patrão, e a casa de Potifar foi abençoada por causa dele. Mas não fica tudo assim, logo ele começa a ser tentado pela esposa de Potifar, e constantemente precisa resistir a ela. Até o momento em que, justamente por fugir do pecado, é acusado exatamente por isto. A calúnia da mulher que diz que ele tentou forçá-la. E então foi para a prisão. O que pensar? É possível perceber nas Escrituras que o fato de alguém estar fazendo a vontade de D-us, não o isenta de problemas. Vemos isso na vida de muitos homens tementes e obedientes ao Eterno. Jeremias só anunciando o que o Eterno mandava, foi para um poço nojento; Jó obediente perdeu tudo, inclusive a saúde. Todos os servos de HaShem passam por provas e lutas, estas fazem parte do processo. Mas o grande consolo é que HaShem não se esquece dos Seus. Mesmo quando todos podem se esquecer, assim como o copeiro chefe esqueceu-se de Yossef. "Acaso, pode uma mulher esquecer-se do filho que ainda mama, de sorte que não se compadeça do filho do seu ventre? Mas ainda que esta viesse a se esquecer dele, eu todavia não me esquecerei de ti." Isaías 49.15


O Eterno está perto, e está nos ensinando durante as provas, para nosso próprio crescimento. Nosso amado Mashiach Yeshua não foi poupado do sofrimento. "Embora sendo Filho, aprendeu a obediência pelas coisas que sofreu e, tendo sido aperfeiçoado, tornou-se o Autor da salvação eterna para todos os que lhe obedecem." Hebreus 5.8-9. Yossef passou então seu período de prisão, mas mesmo ali permaneceu ativo e próspero. Independente do lugar, a presença de um servo do Eterno faz a diferença. A prisão foi abençoada e prosperava, pois Yossef trabalhava ali, então o Eterno fazia com que prosperasse. Mesmo dentro de circunstâncias adversas, a bênção acompanhava Yossef. Havia um plano, um propósito em tudo aquilo, que em breve seria manifesto.

Finalmente dois presos tiveram sonhos, e HaShem deu a interpretação para Yossef. De novo voltam à tona os sonhos. E Yossef falou com certeza o significado. Ele mesmo tinha seus sonhos que não haviam ainda se concretizado. Ali vê uma esperança de sair da prisão, através da ajuda do copeiro. Mas este se esquece dele. Contudo, o Eterno em Sua insondável sabedoria vai fazer as coisas acontecerem de um modo muito, mas muito maior do que Yossef podia imaginar.


Letícia Bencke Junge


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page